LUVAS ECOLÓGICAS DE PVC

As luvas de PVC da HANDSCHUHE tem como material base para a proteção individual o PVC e o Algodão e estão enquadradas como PRODUTOS ECOLÓGICOS, pois atendem ao critério mínimo de 20% em MATERIAIS SUSTENTÁVEIS na sua composição.

O Algodão propicia
RESISTÊNCIA MECÂNICA e TÉRMICA e garante o conforto, a absorção ao suor e mãos aquecidas.

Quando as luvas de algodão são mergulhadas no composto de PVC, ganham um adicional em RESISTÊNCIA MECÂNICA e conferem RESISTÊNCIA QUÍMICA ao produto.

Além disso, em baixas temperaturas o PVC permanece FLEXÍVEL.

ALGODÃO

A fibra de algodão é composta basicamente de celulose, que é natural, sustentável e biodegradável pela sua constituição química.

Além da madeira, a celulose é utilizada na indústria de embalagens como sacos, caixas de papelão, de madeira, engradados de um modo geral, sendo considerado um composto vegetal ambientalmente correto.

Neste sentido a indústria têxtil, ao utilizar a pluma de algodão como uma das suas principais matérias-primas, contribui de forma decisiva para a preservação ambiental uma vez que o algodão é formado por cerca de 94 % de celulose.

Os demais componentes do algodão incluem proteínas, substâncias pécticas, ceras, cinzas, ácidos orgânicos e outros açúcares.

Conforme a publicação da Exame em 09 de outubro de 2023, o Brasil é o segundo maior fornecedor global de algodão com 42% da produção mundial , e é o maior fornecedor de algodão sustentável do mundo graças aos investimentos em sustentabilidade e rastreabilidade nos últimos anos.

Segundo o movimento "Sou de Algodão", que une quase 1.400 marcas, 84% da produção nacional possui certificação socioambiental. No Brasil, o selo que atesta se o algodão sustentável é o ABR, (Algodão Brasileiro Responsável).

O programa ABR é
referência para o licenciamento internacional Better Cotton Initiative (BCI) e é condição para que uma marca seja usada no mundo inteiro.

Na HANDSCHUHE a escolha dos fornecedores não é diferente. Exigimos
boas práticas sócio ambientais. Além disso, valorizamos o relacionamento de fidelidade que mantemos com nossos fornecedores e,  dessa forma, temos condições de garantir o mesmo padrão de entrega de matéria prima que usamos em nosso processo de fabricação.

PVC

Na elaboração de Luvas de EPI, o PVC se destaca como um ótimo material com baixo impacto ambiental porque é:

1. ATÓXICO, INERTE e SEGURO.

2. LEVE (1,4 g/cm³), o que facilita seu manuseio e aplicação;

3. Resistênte à ação de FUNGOS, BACTÉRIAS, INSETOS  e ROEDORES;

4. Resistênte à muitos reagentes QUÍMICOS;

5. IMPERMEÁVEL a gases e líquidos;

6. Resistênte às INTEMPÉRIES (sol, chuva, vento e maresia);

7. Não propaga chamas: é AUTO-EXTINGUÍVEL;

8. VERSÁTIL e AMBIENTALMENTE CORRETO;

9. 100% RECICLÁVEL;

10. Fabricado com BAIXO CONSUMO DE ENERGIA.
(Fonte: Instituto Brasileiro de PVC).


O PVC (Poli Cloreto de Vinila) é o único material plástico que não é 100% originário do petróleo, superando com folga o mínimo estabelecido de 20% em materiais sustentáveis na sua composição.

Sua composição leva 57% em cloro (sal marinho), recurso inesgotável na natureza.  O restante - 43% -  é composto por eteno (derivado do petróleo).